segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Protótipo


Aqui estão algumas imagens do protótipo do trabalho desenvolvido para o torneio na Bahia, utilizando o kit Lego NXT Mindstorms.


Divulgação

A equipe divulgou o projeto realizado na institiuição de repouso "Casa do Amor", apresentando a alguns idosos e aos seus cuidadores o que se foi realizado com o trabalho, além da entrevista com a Dra. Maria Lima do Real Hospital Português, a quem também foi mostrado o protótipo.


Preparativos


Para apresentar durante a etapa regional do torneio Fisrt Lego League, a equipe desenvolveu um protótipo do trabalho proposto, um equipamento com a capacidade não só de lembrar o paciente o horario a tomar um medicamento, mas também de regular as dosadens do mesmo.




No ritmo da FLL

Com o objetivo de entrar no ritmo da etapa regional que acontecerá em Salvador/BA nos dias 12 e 13 de dezembro, os membros da equipe CFC Technobots  utilizaram o aplicativo para android "Aging Booth" para criação de máscaras que retratam as faces dos membros envelhecidas, sendo tais adereços utilizado durante o campeonato.











domingo, 2 de dezembro de 2012

"Robô ajuda idoso a não perder hora do remédio"

Segue na íntegra a publicação do dia 23 de novembro de 2012 do Jornal do Commercio, no caderno de Ciência/Meio Ambiente, no qual aborda sobre o trabalho parcialmente desenvolvido pela CFC Technobots com a finalidade de participar da etapa regional da First Lego League (FLL) em Salvador entre os dias 12 e 13 de dezembro do ano corrente.


"Se depender de protótipo desenvolvido por alunos de escola particular de Pernambuco, idosos que precisam tomar muitos medicamentos não vão perder o horário ou se atrapalhar na dosagem. É que o autômato, feito para participação da equipe em etapa regional de campeonato de robótica, soa um alarme e também põe num copinho descartável o número correto de comprimidos.
O dosador automatizado é direcionado para idosos por exigência do regulamento do Torneio First Lego League, que tem este ano como tema 'Sênior Solutions'. Os estudantes de 7º, 8º e 9º ano (antigas 6ª, 7ª e 8ª séries) começaram a criar o equipamento há dois meses, nas aulas de robótica do Colégio Fazer Crescer, no Rosarinho, Zona Norte do Recife.
O resultado - uma caixa de acrílico e madeira com 26 centímetros de comprimento e 13 centímetros de largura - será mostrado nos dias 12 e 13 de dezembro, no Sesi Itapagipe, em Salvador, Bahia. Como não se trata de uma premiação, o custeio do deslocamento e hospedagem do grupo ficará a cargo da escola e das famílias.
São dez alunos, que participam de encontros às terças, quintas e sábados. 'Trata-se de uma atividade extraclasse', explica o professor de geografia Rogério Cavalcanti. Ele é o orientador das aulas de robótica, ao lado do professor de matemática Tárcio Lúcio. 'Cuido da parte da pesquisa, enquanto meu colega é responsável pela prática'.
Dos dez participantes, pelo menos oito devem botar o robô para funcionar em Salvador. De lego, prestigioso brinquedo de montar, o protótipo tem apenas o mecanismo que aciona o alarme. 'Na estrutura usamos principalmente acrílico para permitir que os jurados do campeonato visualizem o interior e possam avaliar o projeto', explica Rogério Cavalcanti.
Os comprimidos - o modelo não é adaptado para drogas como xaropes e outras soluções - são colocados num recipiente no interior da máquina. A ideia é abastecer uma vez por semana. Como os medicamentos dicam fora da embalagem, a exposição à luz e à umidade pode alterar as propriedades. 'São questões que ainda estamos trabalhando', esclarece o professor.
Segundo Rogério, o autômato seria programado pelo cuidador ou algum parente do idoso. A máquina pode ser abastecida com até seis tipos de comprimidos. No horário programado, emite um sinal sonoro. Quando o alarme é desligado, fornece num copinho descartável os medicamentos. 'A principal finalidade é auxiliar o idoso a gerenciar os horários, uma vez que o esquecimento e a troca de remédios são relatados com frequência.'"

Jornal do Commercio, 23 de novembro de 2012. Caderno Ciência/Meio Ambiente, p.7.    

sábado, 10 de novembro de 2012

Casa do Amor

Pesquisadores em Campo


Visita Técnica a “Casa do Amor”

Primeiro de outubro de 2012, dia nacional do idoso, e a equipe de robótica do Colégio Fazer Crescer, Technobots, realizou uma visita à “Casa do Amor”, localizada no bairro do Arruda.
A “Casa do Amor” assiste idosas desabrigadas da cidade do Recife e promove a inclusão social de jovens de baixa renda por meio da oferta de cursos como: teatro, literatura, dança, capoeira, música, informática e cursos profissionalizantes. 
Com a finalidade de aplicar alguns questionários aos idosos e aos especialistas para compor a pesquisa direcionada ao First Lego League, que nesta edição aborda as dificuldades enfrentadas pelos idosos, a equipe CFC foi a campo e gastou tempo colhendo informações.
Parabéns Equipe Technobots, estamos torcendo por vocês.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Manual das cinco chaves para uma alimentação segura

http://www.who.int/foodsafety/consumer/5KeysManual_pt.pdf

Atentos com os alimentos que você consumir nesse carnaval ¹!!!

Mas em meio ao frevo, axé e samba, é importante se preocupar com a qualidade da alimentação consumida nesses locais, principalmente para os que gostam de lazer à beira mar. O alerta é da gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual, Márcia Alves, que orienta sobre cuidados que precisam ser adotados para que a folia carnavalesca não seja traumática. 

“A orientação à população para evitar doenças transmitidas por alimentos comercializados nas áreas marítimas se baseia nas normas da Diretoria Colegiada (RDC) 216 de 2004, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, afirma Márcia Alves, ressaltando sobre a importância de observar onde consumir os alimentos, como eles são manipulados e se os vendedores seguem as boas práticas para comercializá-los. 

A especialista orienta que os foliões precisam ficar atentos para não consumir alimentos com a presença de micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas. “Os alimentos contaminados podem provocar vômitos, diarreias, dores abdominais e de cabeça, além de febre, alteração da visão, olhos inchados, entre outros problemas mais graves, quando estes vierem a atingir crianças e idosos, que têm a imunidade mais frágil”, explica. 

Segundo Márcia Alves, é importante evitar o consumo de preparados suspeitos e alimentos gordurosos, a exemplo de frituras, creme de leite, maioneses e produtos do gênero. Outro alerta é evitar a ingestão de álcool, que eleva a desidratação do organismo, provocando desconfortos gástricos e enxaquecas. “Nessa época do ano aumentam, significativamente, os problemas de saúde ocasionados pela ingestão de alimentos contaminados e estragados. Por isso, as pessoas que optarem por ir à praia neste verão e, principalmente durante o carnaval, devem consumir sucos naturais, água de coco e água natural, com o propósito de manterem-se hidratados, já que o calor aumenta neste período e a perda de água corporal é imensa”,

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cartilha sobre Boas práticas para serviços de Alimetação/ Resolução-RDC nº216/2004

     Na nossa visita à APEVISA(Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária) entrevistamos a nutricionista Rosário Espíndola, chefe do setor de Vigilancia dos alimentos, e durante essa entrevista nós recebemos uma cartilha desenvolvida pela ANVISA( Agêcia Nacional de Vigilância Sanitária), sobre boas práticas para serviços de alimentação.
      Uma das informações presentes nessa cartilha é sobre as condições para que micróbios se multipliquem nos alimentos em relação à temperatura, notificando que a zona de perigo é entre 5 a 60ºC, temperaturas abaixo dessas impedem a reprodução desses micróbios, enquanto temperatura maiores do que 60ºC eliminam os mesmos.
    A cartilha também apresenta outras informações como por exemplos "o que fazer com o lixo", como lavar as mãos corretamente, como transportar o alimento e como servi-lo.